"Nosso corpo é nosso templo, nossa vida deve ser nossa religião e cuidar dela nosso ato de fé".

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Proteínas: com água ou leite?


“Tenho uma dúvida em relação à suplementação com proteína. Devo tomá-las com água ou leite? É aconselhável tomá-la juntamente com creatina?”

As respostas às questões que coloca dependem em primeiro lugar dos objetivos a que se propôs. Se tem como meta a definição muscular então aconselho água, antes do treino, para promover a lipólise com a proteína, e leite, nos primeiros 30 minutos após o treino, para aumentar o estímulo insulínico e os fatores de crescimento, para de forma a conseguir uma boa recuperação e evitar o catabolismo.

Se pretende aumentar a massa muscular (hipertrofia), então deve tomar a proteína antes do treino, para manter o balanço de nitrogénio, juntamente com metade da dose de creatina da fase de manutenção.

No final do treino, sugiro-lhe que tome a proteína com uma batida à base de hidratos para estímulo dos transportadores Glut-4 (os transportadores insulino-dependentes, mais abundantes nas membranas celulares do músculo esquelético, cardíaco e no tecido adiposo) e uma entrada mais rápida desta no músculo. A energia gerada pelos hidratos de carbono da batida vão ser fundamentais no fornecimento de energia e promover o crescimento muscular.

As proteínas devem ser tomadas antes e após o treino, para impedir o catabolismo muscular e aumentar a síntese proteica após o treino, e promover uma recuperação mais rápida.

2 comentários:

  1. Então... eu li uma matéria tempo atrás, falando que na verdade não importa o líquido para misturar a proteína, desde que não seja nada como cerveja, refrigerante, etc... água ou leite, não faz tanta diferença... Já tentei tomar whey com água e o gosto é horrível! No final, acho que fica uma escolha pessoal...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Peter, eu gosto de tomar com agua, frutas e iogurte, ou puro mesmo.... Abraços e bfs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails