"Nosso corpo é nosso templo, nossa vida deve ser nossa religião e cuidar dela nosso ato de fé".

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como conseguir gominhos sem fazer abdominais?



Alwyn Cosgrove, o autor do livro The New Rules of Lifting for Abs, não faz um único abdominal há dez anos. “A ideia de fazer abdominais é fazer crescer os músculos abdominais“, diz. “Mas todos nós temos lá músculos. O meu filho teve um six-pack durante toda a sua infância, sem fazer um único abdominal. Era apenas um miúdo magro e ativo“.

Não é novidade que a dieta é mais importante do que o exercício para se atingir este objetivo. Mas a maior parte dos homens provavelmente não se apercebe de que o mais eficaz para construir uns abdominais de sonho não é fazer abdominais, o que até pode fazer mais mal do que bem.

De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Orthopaedic & Sports Physical Theory em Maio do último ano, o Swiss ball rollout, em que se coloca os punhos em cima da bola e se estende o corpo como uma ponte, é muito melhor do que fazer abdominais para os definir e para fortalecer os músculos do fundo das costas, assim tornando-os mais capazes de apoiar a coluna vertebral [*2].

Fazer abdominais implica dobrar a espinha dorsal, o que não acontece quando se transforma o corpo numa placa. Isso faz toda a diferença. Exercícios que endurecem os abdominais geram mais força no quadril, o que permite mover-se de forma mais explosiva e com maior eficiência.

Um estudos de 2006 demonstrou que exercícios como o rollout fazem trabalhar os abdominais altos e baixos 25% mais eficientemente do que fazer abdominais [*3].

Graças a estudo de Stuart McGill, quinesiólogo da Universidade de Waterloo em Ontário, sabemos agora que fazer abdominais danifica a espinha dorsal, uma parte do corpo que não sara. McGill mediu a força colocada sobre a espinha pelos exercícios abdominais e descobriu que a compressão que fazer abdominais provoca é muito grande.

A prancha básica – pés e antebraços no chão, omoplatas para baixo, costa para baixo e corpo direito – é mais difícil do que pode parecer. Mas mal se consiga manter essa posição durante 60 a 90 segundos com facilidade, é aconselhável mudar para uma versão mais complicada do exercício.




REFERÊNCIAS OU NOTAS:

[*1] – Scott, P. J., How to Get Six Pack Abs (Without a Single Sit-Up), Details.com

[*2] – Escamilla, R. F., Core Muscle Activation During Swiss Ball and Traditional Abdominal Exercises, Journal of Orthopaedic & Sports Physical Theory, Volume 40, Nº 5, Maio 2010

[*3] – Escamilla, R. F., Electromyographic analysis of traditional and nontraditional abdominal exercises: implications for rehabilitation and training, Physical therapy vol. 86 nº5 pp. 656-671, Maio 2006 .

Um comentário:

  1. Nossa. Isso é uma grande novidade para mim. Vou experimentar esse exercício.

    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails