"Nosso corpo é nosso templo, nossa vida deve ser nossa religião e cuidar dela nosso ato de fé".

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Excesso de vitamina E pode aumentar risco de câncer de próstata

Recentemente, um grupo de cientistas questionou o uso de suplementos vitamínicos, em estudo publicado na Archives of Internal Medicine, periódico da Associação Médica Americana. A informação inquietou autoridades médicas e o grande mercado de consumidores de suplementos vitamínicos, um dos mais lucrativos da indústria farmacêutica. Mas o que já é consenso é que, em excesso, algumas vitaminas podem ser extremamente prejudiciais. Pesquisadores americanos descobriram que homens que tomam mais de 400 unidades internacionais (UI) de vitamina E diariamente têm 17% mais chances de desenvolver câncer de próstata em sete anos.

Os cientistas estavam tentando confirmar estudos anteriores que indicavam que a vitamina E e o selênio ajudam a prevenir o câncer de próstata, mas descobriram que o efeito é justamente o contrário. A dose que eles estudaram é quase 20 vezes maior do que a quantidade diária recomendada de 22,4 UI.

O estudo acompanhou 35 mil homens na faixa dos 50 anos e descobriu que, para cada mil homens que tomam suplementos de vitamina E, 76 desenvolvem câncer de próstata. Entre os 1009 homens que tomaram placebo, 65 desenvolveram a doença.

O resultado reforça o que os médicos já estão cansados de orientar. Assim como qualquer outro tipo de automedicação, os consumidores não devem recorrer à suplementação de vitaminas por conta própria. Para reduzir o risco de câncer de próstata, é importante que os homens mantenham uma dieta saudável e equilibrada para assegurar o nível adequado de vitaminas e minerais que necessitam.

Como a falta de vitamina E pode levar a problemas musculares, ela é comumente incluída em multi suplementos vitamínicos. Suplementos dietéticos são muitas vezes tomados sem orientação médica, principalmente porque as pessoas tendem a pensar que eles não apresentam riscos à saúde.

Mas atenção! A vitamina E não pode ser cortada do cardápio, apenas não deve ser ingerida em excesso. Essa vitamina é essencial e tem uma série de funções vitais no corpo, incluindo um importante papel como antioxidante, protegendo as proteínas e lipídios da oxidação. Ingerir 540 miligramas ou menos de vitamina E por dia não causa dano algum para saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails