"Nosso corpo é nosso templo, nossa vida deve ser nossa religião e cuidar dela nosso ato de fé".

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Comer depois do treino ajuda a ganhar massa muscular


É claro que há exercícios mais voltados para o ganho de massa muscular: musculação é o que há para quem quer ficar mais forte. Não é ficar bombado, é ficar durinho, com os músculos firmes, em dia. A nova tendência é o treinamento funcional, que trabalha inúmeros outros benefícios além do ganho de massa. Em menor proporção, a ginástica localizada, pump, corrida com subidas e bike com carga fazem efeito.

Em resumo o exercício físico segue a seguinte dinâmica:

Durante o treino ocorre desgaste, catabolismo. O organismo usa estruturas para a contração muscular e degrada combustíveis para a geração de energia. Durante o treino não se ganha nada! Só perdemos.

Imediatamente após o exercício as reações de catabolismo ainda estão em alta, pois estas não são freadas bruscamente. Este catabolismo é proporcional à duração e principalmente à intensidade do exercício. Pode ser quebra de gordura, de proteína e de glicogênio.

No período de descanso, de intervalo entre os treinos, ocorre a reconstrução das estruturas e reabastecimento dos estoques de energia. É a hora do anabolismo! Ganha-se massa muscular descansando…

Para quem quer ganhar massa muscular é bom frear o catabolismo, fazendo uma refeição pós-treino que contenha proteínas (para repor as fibras desgastadas) e carboidratos (para repor o glicogênio), que gera energia para a contração muscular e aumenta o volume muscular. O músculo é feito de glicogênio e proteínas. Não adianta comer só proteína depois do treino. Até a primeira ou segunda hora depois do treino é o momento ideal para se fazer esta refeição. Até seis horas depois ainda há um pequeno efeito neste anabolismo.

A oportunidade de ganho de massa muscular depois do treino é unica, e a oportunidade de economizar calorias ao longo dia é enorme! Não compensa ter pouco músculo. Isso gera flacidez e queda de metabolismo e aí… engorda-se de novo!


Conclusão: comer depois do treino não só ajuda como é fundamental para o ganho de massa muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails