"Nosso corpo é nosso templo, nossa vida deve ser nossa religião e cuidar dela nosso ato de fé".

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sedentarismo x envelhecimento


O sedentarismo acelera o envelhecimento, diz estudo.

Pesquisadores britânicos descobriram a causa celular pela qual uma vida sedentária pode acelerar o envelhecimento.

Os pesquisadores da King´s College, em Londres, pesquisaram 2.401 gêmeos voluntários e observaram que aqueles que eram fisicamente ativos durante o seu período de lazer eram também “biologicamente mais jovens” do que os que não se exercitavam.

Gêmeos idênticos são o equivalente natural dos clones humanos, portanto seres biologicamente idênticos. Apenas fatores externos, e não genéticos, poderiam causar alterações físicas severas.
O artigo foi publicado na revista científica Archives of Internal Medicine e questionava sobre o estilo de vida dos participantes. Também foram retiradas amostras de sangue para fazer análise de DNA de cada um.

Os cientistas verificaram que os telômeros — seqüências de protéicas das extremidades do DNA — tinham menor tamanho entre os gêmeos sedentários. Os telômeros são as terminações que mantém as fitas de DNA unidas dentro das células, oferecendo proteção. Quando o telômero se esgota a célula morre. Quanto menor o telômero, mais velha a pessoa é, e a célula fica mais vulnerável a danos.

Estresse

Os pesquisadores constataram que os telômeros das células do sistema imunológico perdem, em média, 21 nucleotídeos por ano. Concluíram também que os telômeros das pessoas mais sedentárias possuem 200 nucleotídeos a menos, o que equivale a quase dez anos de idade mais avançada para os gêmeos menos ativos.

“Os resultados sugerem que adultos que se envolvem em atividades físicas regularmente são biologicamente mais jovens do que os sedentários”, dizem os especialistas.
Os cientistas sugerem também que os sedentários poderiam estar mais vulneráveis a danos celulares por diversos fatores, inclusive o estresse, que tem um impacto direto no tamanho dos telômeros.

O estudo transmite uma mensagem que poderia ser usada por médicos para promover o efeito potencial dos exercícios físicos como retardadores do envelhecimento.

3 comentários:

Related Posts with Thumbnails